domingo, 4 de dezembro de 2011

Sócio Ambiental

Marketing Sócio Ambiental Atua Pela Empresa e Pela Sociedade

Há alguns anos a preocupação com o meio ambiente e a sociedade vem ganhando cada dia mais espaço na mídia, nos debates, nas instituições de pesquisa e ensino. Agora esse também é o tema favorito dos departamentos de marketing das empresas. Afinal, em tempos de aquecimento global e luta pela conscientização ecológica e social, empresas que ficam de fora acabam por se tornar obsoletas no mercado em termos de competitividade. Pesquisas apontam que, nos últimos dez anos, o número de empresas que passou a gerenciar parte da verba anual para o desenvolvimento de campanhas sócio-ambientais e incrementação das políticas da própria empresa voltadas para esse fim triplicou. Essa política, que muitas vezes parte de uma estratégia de comunicação, colabora inviavelmente com a melhoria da imagem da empresa.



Mas Afinal, o Que Significa Ser Social e Ecologicamente Responsável?

Para ter esse título, é necessário muito mais do que comercializar alguns produtos recicláveis, plantar algumas árvores ou doar materiais em desuso para alguma entidade carente. Afinal, trata-se de um posicionamento totalmente novo, voltado para o bem social e ambiental como um todo. Portanto, o marketing sócio-ambiental não incide apenas sobre a imagem externa da empresa. Para que isso aconteça de forma positiva, é fundamental movimentar todas as suas estruturas, criando uma nova cultura entre os funcionários, colegas, colaboradores, fornecedores e clientes. Trata-se de uma mobilização geral para que haja um engajamento na nova postura da empresa, colocando essa questão como prioridade. Consultores afirmam que, para uma empresa que deseja se tornar social e ambientalmente responsável, todos que fazem parte dela precisam viver essa realidade e acreditar nos novos ideais propostos.



Responsabilidade Sócio Ambiental

Assim, ter responsabilidade sócio-ambiental significa, atualmente, ter uma visão voltada para o bem comum, tornando-se parte do conjunto social na qual ela está inserida. Certamente não se trata de transformar a empresa , que foi criada para gerar e fazer circular capital, em uma ong. A questão toda é que essa renda pode ser trabalhada para obter não apenas lucro financeiro, mas também para atingir os benefícios de uma vida com qualidade promovida por um desenvolvimento sustentável.



E Como Se Faz Isso?

São muitos os caminhos, porém alguns pontos são fundamentais: para se tornar uma empresa social e ambientalmente responsável, é importante saber que se trata de um caminho sem volta. A partir do momento em que sua empresa cria uma imagem tão positiva e direcionada para essa realidade, basta um deslize para destruí-la completamente. Isso ocorre porque, quando se lida com o bem social, para o cliente final o principal valor é a confiança. Quando o consumidor não confia na sua empresa, é bastante complicado trabalhar essa reconquista.

Assim, a base dessa reestruturação deve ser: transparência dos atos da empresa, honestidade e clareza nas ações. Com esses valores definidos, o processo de conscientização deve ocorrer da forma mais natural possível, a ponto de chegar o momento em que a responsabilidade sócio-ambiental já seja uma realidade na teoria: é dado o momento de colocar em prática através de ações, renovações nos processos administrativos, de produção, de comercialização e de descarte.

Segundo especialistas, esse não só é um dos motes de campanha de marketing mais lucrativos dos últimos tempos, como também é uma resposta às atuais condições sociais e naturais do nosso mundo, pois o planeta está provando que tem urgência dessa mudança.



Um grande abraço!!

O Sábio!!

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